segunda-feira, 25 de abril de 2011

É isso

-Podes pensar o que quiseres!
- Nunca tinha pensado nisso.
- Nunca me aborreço por estar sempre entretida a pensar.
- Mas posso não dizer o que penso?
- Exacto. A maior liberdade é essa. A grande sorte. Depois se a conjugares com o que fazes, tens a liberdade de acção. No 25 de Abril abriram-te essa possibilidade. Até aí não podias dizer o que pensavas. Havia muita gente de boca calada.
- Não conseguia viver assim, tia!
- Se tivesses nascido nesse tempo, serias como os outros e terias medo. Depois, como tinhas a tal liberdade de pensar, farias a revolução.
- Seria revolucionária! Quero dizer o que penso! Mas não devo dizer tudo o que me passa pela cabeça, não é?
- Eu não digo, sobretudo para não magoar as pessoas, mas sei que posso fazê-lo, percebes?
- Eu antes falava tudo... mesmo que me abram a cabeça não me tiram de lá os pensamentos, mesmo que me abram a cabeça não me os tiram, é isso?
- É isso.

Sem comentários: